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FAQ

Encontre resposta às suas questões

 

 

Quero contratar um seguro na Aegon Santander Portugal. O que devo fazer?

Para contratar um seguro na Aegon Santander Portugal, deverá dirigir-se ao seu balcão Santander Totta. A contratação de alguns dos nossos produtos também já está disponível online, via Netbanco. Consulte a nossa oferta de produtos na área de Seguros do Menu deste site e aqui

Tenho de ser cliente do Banco Santander Totta para contratar um seguro na Aegon Santander Portugal?

Sim, para contratar um seguro na Aegon Santander Portugal tem de ser cliente do Banco Santander Totta.

Quero contratar um seguro na Aegon Santander Portugal mas não sou cliente do Banco Santander Totta. O que devo fazer?

Para que possa contratar um seguro na Aegon Santander Portugal tem de ser cliente do Banco Santander Totta. Para abrir conta no Banco Santander Totta deverá dirigir-se a um balcão. Consulte aqui qual o balcão mais próximo de si.

Contratei um seguro na Aegon Santander Portugal. Que documentação tenho de receber?

Com a contratação de um seguro na Aegon Santander Portugal, ser-lhe-ão enviadas para a sua morada as Condições Gerais e Especiais da sua apólice, assim como as respetivas Condições Particulares.

Como solicito uma 2ª via da documentação da minha apólice?

Deverá solicitar a 2ª via da sua apólice através da nossa Linha de Apoio a Seguros 21 780 73 69, nos dias úteis, das 08:00 às 20:00.

Como saber se o meu seguro já foi aceite?

Poderá obter esta informação junto do seu balcão Santander Totta, ou através da nossa Linha de Apoio a Seguros 21 780 73 69, nos dias úteis, das 08:00 às 20:00.

Para esclarecimento de questões sobre as condições de aceitação (exclusões/agravamentos) do meu seguro, onde me devo dirigir?

Poderá solicitar esclarecimento sobre a aceitação do seu seguro através do e-mail analiserisco-aegonsantander@aegonsantander.pt, através do seu balcão Santander Totta, ou através da nossa Linha de Apoio a Seguros 21 780 73 69, nos dias úteis, das 08:00 às 20:00.

Que informações devo comunicar à Seguradora?

Deve informar a Seguradora sobre todas as circunstâncias que possam influenciar a avaliação do risco, antes da celebração do contrato e durante a sua vigência. Qualquer alteração nos dados pessoais também deverá ser comunicada.

A minha morada já não é a mesma. Como informo a seguradora?

Poderá solicitar a atualização da sua morada através da nossa Linha de Apoio a Seguros 21 780 73 69, nos dias úteis, das 08:00 às 20:00; através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta.

Pretendo corrigir um dado pessoal. Como pedir a correcção à seguradora?

Poderá solicitar a correcção dos seus dados através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta.

Pretendo ausentar-me do país por um período superior a 3 meses. Devo informar a seguradora?

Sempre que exista uma ausência do país por um período no mínimo de 3 meses, deverá informar a seguradora através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt, para que esta tenha conhecimento e possa analisar o risco.

Houve alterações relacionadas com a minha profissão. Devo informar a seguradora?

Sempre que exista uma alteração de profissão deverá informar a seguradora através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt, para que esta tenha conhecimento e possa analisar o risco.

Posso solicitar a revisão das minhas condições contratuais?

Sim, sempre que houver alteração das condições inicialmente aceites, poderá solicitar a sua revisão através do e-mail:
gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt.

Posso alterar o número de conta associado à minha apólice?

Poderá solicitar a atualização do número de conta associado à sua apólice através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta.

Solicitei a alteração de NIB do meu Plano Proteção Ordenado mas a prestação continua a ser debitada noutra conta. Como resolver?

A alteração foi efetuada na apólice mas como as prestações mensais do empréstimo são pagas ao banco a alteração processada não terá influência no pagamento das mesmas. A alteração do número de conta deverá ser solicitada também ao Banco para que produza efeito também no empréstimo associado à apólice. Deverá dirigir-se ao seu balcão Santander Totta para fazer este pedido.

Posso alterar a data de débito do prémio da minha apólice?

Uma vez que esta possibilidade varia de acordo com o produto contratado, sugerimos o contacto através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta.

Posso alterar o fracionamento da minha apólice?

Poderá solicitar a alteração de fracionamento da sua apólice, caso esta permita essa possibilidade, através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta. Esta alteração só produzirá efeito na renovação da apólice.

Tenho um seguro Viva Mais. Posso alterar o módulo contratado?

O seguro Viva Mais permite 4 opções de contratação: Módulo Individual (tomador isolado), Módulo Familiar (tomador + núcleo familiar), Módulo Monoparental (tomador + filhos) e Módulo Cônjuge (tomador + cônjuge). A alteração do módulo contratado é possível, não se aplicando novo período de carência às pessoas que já estavam abrangidas pelo módulo inicialmente contratado. Esta alteração só produzirá efeito na renovação da apólice e poderá ser solicitada através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta.

Quero acrescentar um aderente ao meu seguro Safecare. O que fazer?

Para inclusão de um aderente na sua apólice Safecare, terá de preencher um impresso próprio para o efeito. Este poderá ser solicitado através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta.

Como saber se o meu médico faz parte da rede médica do seguro Safecare?

Poderá consultar o Diretório Clínico do seu seguro Safecare aqui.

Preciso de marcar uma consulta mas não tenho o cartão do seguro Safecare. O que fazer?

Se ainda não recebeu o seu cartão, pode solicitar um cartão virtual aqui (ligação prevista). Se pretende uma 2ª via do seu cartão, pode solicitá-la através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta.

Posso designar beneficiários em caso de morte?

Sim, em caso de morte, os beneficiários da sua apólice são “os herdeiros legais, em conjunto, na proporção do respetivo título sucessório”. No entanto, em qualquer momento, poderá alterar esta cláusula e designar beneficiários em caso de morte. Poderá fazê-lo através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta. Neste pedido, deverá indicar os seguintes dados do beneficiário: nome, número de cartão de cidadão, número de identificação fiscal, data de nascimento e morada completa.

Posso caucionar a minha apólice a favor de um empréstimo?

A maioria dos produtos do Ramo Vida permite caucionar a sua apólice fazendo com que a mesma fique a garantir um empréstimo. Pode solicitar a caução através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta.
A caução de apólices não é possível nos produtos do Ramo Não Vida.

Posso alterar as pessoas seguras da minha apólice?

Uma vez que esta possibilidade varia de acordo com o produto contratado, sugerimos o contacto através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt através do seu balcão Santander Totta, ou através da  nossa Linha de Apoio a Seguros 21 780 73 69, nos dias úteis, das 08:00 às 20:00.

Contratei um seguro de vida associado ao crédito habitação com cobertura de desemprego mas afinal já não quero essa cobertura. Posso retirá-la?

Sim, poderá solicitar a anulação da cobertura de desemprego através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta.

Contratei um seguro de vida associado ao crédito ao consumo com cobertura de plano proteção crédito mas afinal já não quero essa cobertura. Posso retirá-la?

Sim, poderá solicitar a anulação da cobertura de desemprego através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta.

Tenho um seguro associado ao Crédito de Habitação. O capital é atualizado todos os meses?

Sim, nos seguros de vida associados ao crédito habitação cujo fracionamento é mensal, a atualização do capital em dívida é revista mensalmente, de acordo a legislação em vigor.
Nos seguros de vida associados ao crédito habitação, de prémio único, o valor pago pelo Cliente corresponde a um período de 5 anos, não sendo este valor atualizado mensalmente.

Tenho um seguro de vida associado a um crédito habitação mas efetuei uma amortização. O capital em dívida fica atualizado?

Sim, nos seguros de vida associados ao crédito habitação cujo fracionamento é mensal, a atualização do capital em dívida é revista mensalmente, de acordo com a legislação em vigor.
Nos seguros de vida associados ao crédito habitação, de prémio único por 5 anos, as Condições do produto preveem que o capital seguro se mantenha durante o prazo do contrato. No entanto, em caso de amortização parcial, é possível a atualização do capital na apólice com devolução do valor correspondente. Para tal, será necessário pedido assinado pelo cliente a solicitar a atualização do capital em dívida de acordo com a amortização efetuada. Esta atualização é efectuada com efeito à data de receção do pedido do cliente e não à data da amortização ocorrida.

Tenho um seguro Crédito ao Consumo e fiz uma amortização parcial no empréstimo. Tenho direito a estorno/reembolso na apólice?

Não, a amortização parcial não está contemplada nas condições do contrato seguro. Apenas em caso de amortização total do empréstimo associado é que é possível, a pedido do Cliente, a devolução do período não decorrido do seguro.

Tenho um seguro associado a um crédito habitação. Como solicito um plano de pagamento dos prémios até ao final da apólice?

Para podermos enviar-lhe um plano de pagamento dos prémios da sua apólice, necessitamos de um plano de amortização do empréstimo incluindo a folha de rosto onde vem mencionada a taxa aplicada. Assim, deverá solicitar no seu balcão este plano de amortização do empréstimo antes de nos solicitar o plano de pagamento dos prémios. Quando obtiver este documento, poderá encaminhá-lo juntamente com o seu pedido de simulação para o e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt.

Tenho um seguro que não está associado a crédito. Como solicito um plano de pagamento dos prémios até ao final da apólice?

Poderá solicitar um plano de pagamento dos prémios da sua apólice, indicando o prazo para o qual pretende a simulação, através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander.

Contratei um seguro de vida associado ao crédito habitação de prémio único. Posso alterar para fracionamento mensal?

A alteração de fracionamento implica alterar o produto contratado. A alteração do produto implica uma alteração das condições contratuais, nomeadamente das coberturas pelo que sugerimos uma leitura atenta das mesmas antes de solicitar a modificação. As características dos seguros associados ao crédito habitação atualmente em comercialização estão disponíveis aqui. Para formalização da alteração, deverá dirigir-se ao seu balcão.

Contratei um seguro de vida associado ao crédito habitação de fracionamento mensal. Posso alterar o seu fracionamento?

Não, os seguros de vida associados ao crédito habitação não preveem outro fracionamento que não o mensal. Mais informamos que na Aegon Santander Portugal, não são aplicados quaisquer encargos de fracionamento neste tipo de apólices.

O que é a idade atuarial?

Entende-se por idade atuarial a idade da Pessoa Segura considerada no momento anterior ou posterior ao da data aniversária do Certificado Individual, conforme a que estiver mais próxima desta data. Ou seja, para efeitos de Seguro de Vida a Pessoa Segura passa a ter a idade seguinte seis meses antes da data do seu aniversário.

O que é a Invalidez Absoluta e Definitiva?

Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD) é a incapacidade, resultante de acidente ou doença, que tenha caráter definitivo e que impossibilite a pessoa segura de exercer qualquer ocupação remunerada, exigindo o recurso à assistência de uma terceira pessoa para a satisfação das suas necessidades vitais (tais como locomover-se, vestir-se, lavar-se e alimentar-se), não sendo possível prever qualquer melhoria com base nos conhecimentos médicos atuais.

O que é a Invalidez Definitiva para a Profissão ou Atividade Compatível?

A Invalidez Definitiva para a Profissão ou Atividade Compatível é a incapacidade total de exercer a sua profissão ou qualquer outra atividade lucrativa compatível com os seus conhecimentos e capacidades, apresentando um grau de incapacidade igual ou superior a 66% de acordo com a Tabela Nacional de Incapacidades.

Tenho algumas duvidas relativamente ao estorno que a seguradora efetuou. Como posso obter esclarecimentos?

Pode solicitar esclarecimento sobre o estorno efetuado através do e-mail qualidade-aegonsantander@aegonsantander.pt .

Tenho uma apólice na Aegon Santander Portugal. Tenho direito a Declaração de IRS?

De acordo com a legislação em vigor, não é possível a dedução à coleta dos prémios de Seguros de Vida, com exceção de cidadãos portadores de deficiência. Considera-se pessoa com deficiência aquela que apresente um grau de incapacidade permanente, devidamente comprovado mediante atestado médico de incapacidade multiuso emitido nos termos da legislação aplicável, igual ou superior a 60%.

Ainda não recebi a Declaração de IRS. Como posso solicitá-la?

De acordo com a legislação em vigor, não é possível a dedução à coleta dos prémios de Seguros de Vida, com exceção de cidadãos portadores de deficiência. Considera-se pessoa com deficiência aquela que apresente um grau de incapacidade permanente, devidamente comprovado mediante atestado médico de incapacidade multiuso emitido nos termos da legislação aplicável, igual ou superior a 60%. Se se enquadrar nestas condições, poderá solicitar a sua Declaração de IRS através da nossa Linha de Apoio a Seguros 21 780 73 69, nos dias úteis, das 08:00 às 20:00.

Qual a diferença entre o grau de invalidez de 66 pontos no Seguro Proteção Acidentes e o de 66% em Seguros de Vida?

De acordo com as definições em vigor, ambas as coberturas (quer em vida quer em não vida) remetem para a tabela de incapacidades permanentes em Direito Civil (anexo II ao DL 352/2007), tabela esta que está numa escala de pontos e não em percentagem.
Por uma questão de prática de mercado de seguros do ramo vida temos utilizado a terminologia %.

Tendo uma invalidez Definitiva que atinja os 66 pontos, e continuando a exercer a atividade profissional, é pago o capital Seguro na apólice Proteção Acidentes?

Sim, o pagamento da cobertura não está associado ao exercício de atividade profissional.

Nas apólices Proteção Acidentes, no caso das subscrições a 2 cabeças como se aplicam os limites de 10 atos ou 10 horas por ano?

Os limites são por Pessoa Segura.

Se receber uma pensão por Invalidez, posso ser Pessoa Segura numa apólice de Proteção Acidentes?

Poderá subscrever, desde que o estado de saúde lhe permita assinar a “ Declaração de Subscrição”. Advertimos que “se encontram excluídos os sinistros diretamente resultantes de acidentes ocorridos antes do início da Apólice, ou de doenças e/ou incapacidades já existentes na data de subscrição não são consideradas“.

Nas apólices Proteção Acidentes, no Pack de assistência, posso escolher o médico, enfermeiro, fisioterapeuta ou empresa de limpeza que irá prestar o serviço?

Não, os serviços de assistência serão prestados pela rede de assistência da EccoSalva.

Se um peão for atropelado no passeio, é considerado acidente de circulação?

Sim.

Se um peão for atropelado dentro de uma garagem, particular ou pública, o sinistro é considerado acidente ou acidente de circulação?

Considerando que é considerada via pública a “via de comunicação terrestre afeta ao trânsito público”, qualquer acidente enquanto peão, em garagem pública ou privada, não é abrangido pela definição de Acidente de Circulação

Um cliente com mobilidade reduzida, com necessidade de uso de cadeira de rodas, pode subscrever o Proteção Acidentes?

A necessidade de uso de cadeira de rodas, por si só, não é motivo inibidor da subscrição.
Para poder contratar o seguro o cliente tem de assinar a “ Declaração de Subscrição”, que diz:
“- Declaro não sofrer de doença crónica ou terminal ou doença suscetível de determinar acidentes, como deficiência severa visual ou auditiva, vertigens, doenças neurológicas, doenças do foro psíquico, dependência de drogas ou medicamentos não prescritos por um médico;
– Declaro que a minha residência habitual é em Portugal e comprometo-me a informar o Segurador de qualquer alteração que na mesma se verifique.
– Tenho conhecimento de que se encontram excluídos os sinistros diretamente resultantes de acidentes ocorridos antes do início da Apólice, ou de doenças e/ou incapacidades já existentes na data de subscrição, independentemente do seu grau de gravidade.”

Qualquer sinistro participado e que tenha na sua génese doença ou acidente anterior à subscrição do presente contrato, bem como qualquer incapacidade daí decorrente, estará expressamente excluído.

Um cliente amputado de uma perna, após diversas cirurgias pode fazer o seguro Proteção Acidentes?

Para poder contratar o seguro tem de assinar a “ Declaração de Subscrição”, que diz:
“- Declaro não sofrer de doença crónica ou terminal ou doença suscetível de determinar acidentes, como deficiência severa visual ou auditiva, vertigens, doenças neurológicas, doenças do foro psíquico, dependência de drogas ou medicamentos não prescritos por um médico;
– Declaro que a minha residência habitual é em Portugal e comprometo-me a informar o Segurador de qualquer alteração que na mesma se verifique.
– Tenho conhecimento de que se encontram excluídos os sinistros diretamente resultantes de acidentes ocorridos antes do início da Apólice, ou de doenças e/ou incapacidades já existentes na data de subscrição, independentemente do seu grau de gravidade.”

Qualquer sinistro participado e que tenha na sua génese doença ou acidente anterior à subscrição do presente contrato, bem como qualquer incapacidade daí decorrente, estará expressamente excluído.

O que consideramos como motociclo?

De acordo com o Código da Estrada: Motociclo é o veículo dotado de duas rodas, com ou sem carro lateral, com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm3, no caso de motor de combustão interna, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h.

Os condutores de bicicletas com ou sem motor estão cobertos pelo seguro Proteção Acidentes?

Pela cobertura de Acidente sempre.
Para as coberturas de Acidente de Circulação não. É considerado Acidente de Circulação o acidente da Pessoa Segura como peão, passageiro ou condutor legalmente habilitado de automóveis ligeiros, ou motociclos há mais de 1 ano, ocorrido na via pública. Dado que velocípede (bicicleta) não se enquadra em nenhuma destas categorias não é considerado ao abrigo da definição de Acidente de Circulação.

Os países de risco estão excluídos do seguro Proteção Acidentes?

Nos países de risco, não está excluído o país mas sim o acontecimento, por exemplo, de  guerra. A subscrição está condicionada a pessoas residentes em Portugal pelo que a alteração de residência ou domicílio habitual para um país distinto deverá ser informada à Seguradora.

Em que circunstâncias um condutor de pesados está coberto no seguro Proteção Acidentes?

O condutor de veículos pesados está coberto somente relativamente à cobertura de Acidente. Não é enquadrável na cobertura de Acidente de Circulação porque esta se encontra restringida ao “condutor legalmente habilitado de automóveis ligeiros, ou motociclos, há mais de 1 ano”.

Em que circunstâncias um condutor profissional de táxis está coberto no seguro Proteção Acidentes?

Um condutor de táxi está coberto nas mesmas condições de qualquer outro subscritor. Desde que se trate de “condutor legalmente habilitado de automóveis ligeiros”  é elegivel para enquadramento na cobertura de “Acidente de Circulação”.

Que fazer para anular a minha apólice?

Poderá solicitar a anulação da sua apólice através do envio de um pedido assinado para o e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt ou através do seu balcão Santander Totta.

Tenho documentação para entregar. Para onde devo remetê-la?

Poderá remeter a sua documentação por correio para Aegon Santander Portugal, Rua dos Sapateiros, 174 – 3º, 1100-580 Lisboa. Também pode enviar documentação por e-mail: Pedidos de alteração ou de anulação – gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt Sinistros –  sinistros-aegonsantander@aegonsantander.pt Reclamações – Qualidade- aegonsantander@aegonsantander.pt

Como pago o prémio do seguro?

O prémio do seu seguro é pago por débito direto. No caso de se verificar a não cobrança de um ou mais prémios por débito direto, ser-lhe-á enviada carta com indicação dos dados para pagamento por Multibanco ou por transferência bancária.

Como agir se não pagar um prémio?

Caso não tenha pago o prémio de seguro, para regularizar a situação deverá contactar a seguradora através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt através do seu balcão Santander Totta, ou através da nossa Linha de Apoio a Seguros 21 780 73 69, nos dias úteis, das 08:00 às 20:00.

A minha apólice anulou por falta de pagamento. Se pagar os prémios em atraso posso continuar com a apólice em vigor?

A recuperação ou não da apólice tem de ser analisada pela seguradora. Poderá solicitar esta informação através do e-mail gestaorisco-aegonsantander@aegonsantander.pt através do seu balcão Santander, ou através da nossa Linha de Apoio a Seguros 21 780 73 69, nos dias úteis, das 08:00 às 20:00.

O que é Autorização de Débito Direto SEPA (SEPA Direct Debit Mandate)?

A autorização de Débito Direto SEPA é um documento que integra as propostas de subscrição, em que o tomador de seguro, ao subscrever esta autorização, está a autorizar a Aegon Santander Portugal (Credor) a enviar instruções ao seu Banco para debitar a sua conta e está a autorizar o seu Banco a seguir essa instrução.

Quero apresentar um Sinistro. Que documentação devo enviar?

Os documentos a enviar estão disponíveis em cada um dos nossos seguros. Poderá consultá-los aqui.

Onde posso obter informação sobre o meu sinistro?

Para obter informações sobre o seu processo de sinistro, deverá contactar a seguradora através do e-mail sinistros-aegonsantander@aegonsantander.pt através do seu balcão Santander Totta, ou através da nossa Linha de Apoio a Seguros 21 780 73 69, nos dias úteis, das 08:00 às 20:00.

Onde posso encontrar um Balcão Santander Totta?

Para encontrar um dos balcões Santander Totta basta efetuar uma pesquisa aqui.